sexta-feira, 22 de maio de 2015

Para estudar - "Solaris" Versus "A Origem"

"A Origem" é um dos filmes mais intrigantes dos últimos anos. A razão para isso é possivelmente a grande quantidade de buracos na história - pelo menos na história linearmente contada na tela.
Muitos consideram a história ruim, o que eu discordo. De qualquer forma, é um filme bem feito e muito divertido, principalmente porque dá margem a várias interpretações.

No centro da discussão está basicamente a seguinte pergunta: O desfecho do filme se passa num sonho ou realidade? Caso seja um sonho, quem está sonhando?

Todos têm sua teoria particular. A minha é a seguinte: Seguindo as pistas da cinematografia... Em close-up a personagem Mal (Marion Cotillard) não leva nenhuma marca de expressão no rosto -  pelo lisa photoshop. Além disso, A imagem de seus closes é sempre achatada/flat - estilo retrato com tele. Em contrapartida, note a fala de Cobb (Leo DiCaprio):

"I can't imagine you with all your complexity, all you perfection, all your imperfection. Look at you. You are just a shade of my real wife. You're the best I can do; but I'm sorry, you are just not good enough"

Então, devido às pistas visuais listadas acima e somando o discurso de Cobb, Devendo que Mal está realmente morta NA REALIDADE, mas continua viva como uma projeção nos sonhos de Cobb.

Esse conceito de 'existência como projeção' já foi abordado pelo clássico "Solaris" de Andrei Tarkovsky, 1972. Tal diálogo certamente não ocorre ao acaso, ou por coincidência ou descuido do diretor Christopher Nolan. Considerando a lógica de Solaris, Mal seria imortal no inconsciente de Cobb, retornando em um loop infinito (inclusive paradoxalmente, como vários outros elementos do filme), mesmo se fosse morta por Cobb.

Portanto, o fato de Mal não retornar no final do filme é, para mim, evidência suficiente de que Cobb está acordado e vivendo o momento na realidade.


 Discordem à vontade!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário