segunda-feira, 4 de maio de 2015

Comprando equipamento usado

Em grandes centros urbanos, principalmente em capitais, sempre há uma região onde se acumulam lojas de matérias fotográficos, entre as quais as que revendem equipamentos usados. Em São Paulo esse paraíso dos aficionados fica entre o Teatro Municipal e a Praça da república, principalmente nas Ruas 7 de abril e Rua Conselheiro Crispiniano.

Entre as vantagens e desvantagens de comprar equipamento usado em loja, destaco o seguinte:

(+) Comumente o material passa por alguma revisão
(+) Muitas vezes é oferecida alguma garantia
(-) Os preços acabam sendo mais ou menos tabelados. Mesmo assim é possível barganhar e encontrar boas oportunidades.
(-) Em São Paulo, Rio e BH esses aglomerados de lojas estão situados em regiões de centro-velho (devido ao fator aluguel), que são perigosas.

Dica: evite equipamentos com o status de item de colecionador, pois essa denominação só faz aumentar, e muito, o preço.

É possível também comprar equipamentos usados pela web, principalmente no Mercado Livre. Eu gosto muito dessa alternativa, e inclusive acho divertido garimpar equipamentos no ML – algo que faço, praticamente toda semana. A situação oferece prós e contras praticamente de forma inversas aos apresentados acima. No ML é possível encontrar ótimos negócios, oferecidos por pessoas que tem pressa em fechar negócio.



Para quem não precisa de equipamento com urgência, buscar regulamente no ML pode ser muito interessa. No momento, por exemplo, estou esperando “aquela” oferta para que eu possa finalmente adquirir uma Leica.

Abraços e boas fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário