quinta-feira, 28 de maio de 2015

Para estudar – "Bastardos Inglorios", cena de exposição da Operação Kino.

O Bang-bang-barra-filme-de-guerra, Bastardos Inglorios (Tarantino, 2008) reserva aos atentos expectadores uma pérola por volta de 1:04. Trata-se da cena na qual o tenente Archie Hicox (Michael Fassbender) se reúne com o General Ed Fenech (Mike Myers) para discutir os detalhes as Operação Kino. Uma cena puramente expositiva, ou seja, tem o propósito único de prover o espectador de uma explicação para que o enredo possa ser entendido.

No entanto, Tarantino inclui nessa cena vários outros elementos, como referências (e críticas) ao monopólio das produtoras americanas (judias), conteúdo histórico e até mesmo um certo diálogo com o filme O Grande Ditador (Chaplin). Tarantino é o rei das referências, dado seu monstruoso conhecimento sobre cinema.

Além disso, observamos nessa cena a cinematografia mais bem executada de todo filme. Mesmo após o estabelecimento do espaço os planos-sequência mantém tomadas abertas e com composição central, colocando ambos personagens a posição quase teatral (ou de monólogo). Esse tipo de recurso é muito incomum, pois é praticamente um dogma na escola de cinema americana, que um diálogo entre dois personagens deve ser composto por tomadas sobre os ombros, em planos fechados.



Vale a pena estudar essa cena com muita atenção, observando não só as escolhas de composição, mas também a iluminação e o enredo.

Recomendo também a leitura do artigo cujo link se encontra a seguir, para entender essa cinematografia gloriosa: http://mattscottvisuals.com/blog/2014/7/18/glouriousbasterds

Abraços e bons filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário