segunda-feira, 25 de maio de 2015

Fotografar crianças (ou não...)

Tenho um pé atrás quanto a fotografara crianças em qualquer situação (exceto as mais obvias, como festinhas infantis, reuniões de família etc).

Acredito que 10 em cada 10 fotógrafos com a alguma experiência vão concordar comigo nessa recomendação: não se fotografa crianças sem autorização dos pais. Em algumas circunstâncias inclusive esse consentimento deve ser por escrito.

Não condeno os pais, pois eu também não ficaria confortável em ter um filho meu fotografado por um estranho.

Em reuniões amistosas – o que é totalmente diferente da fotografia de rua – com o mínimo de sensibilidade pode-se identificar quem será receptivo, ou não, à ideia de ter seu filho fotografado. Na dúvida, pergunte de forma amigável no contexto de uma conversa – evite chegar de surpresa atacando um “deixa eu tirar uma foto dela?”. Muito menos agressivo é primeiro deixar que o grupo se acostume com sua presença, antes de tomar a iniciativa. Ou seja, vá se aproximando e fotografando de mansinho ao redor do grupo. Demonstre uma atitude positiva e respeitosa. Quando o grupo se acostumar com sua presença tudo será uma questão de comunicação corporal do fotógrafo e dos pais.

Caso haja alguma sombra de dúvida, mesmo após uma resposta verbal, vá por mim, passe para outra.

Faça esse favor a si mesmo e evite inconvenientes.

Abraços e boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário