terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E os indicados são:

Saiu hoje a lista dos indicados ao Oscar 2011 - The 83rd Academy Award, o prêmio máximo do cinema mais comercial.

Meu favorito, Inception/A Origem, não foi tão bem quanto eu esperava. De qualquer forma já estou muito satisfeito desde a semana passada quando O Filho do Brasil foi excluído do páreo. Repito, isso foi uma vitória para a demoracia! Pois, num país em que o cinema é financiado com dinheiro de impostos (vide sistemas de financiamento, leis de incentivo, ANCINE etc), produzir um filme sobre o presidente interino é uma postura questionável. A comparação com a "propaganda" de Joseph Goebbels é quase inevitável, guardadas as devidas proporções.

Mas, como eu ia dizendo, o Oscar é uma premiação de lobistas para lobistas. São 6000 parceiros e concorrentes comerciais trocando votos entre si. O Oscar não tem muito a ver com qualidade. Quem não tem boas relações fica de fora. Simples assim. Parece ser o caso de Christopher Nolan.

Da minha parte estou torcendo para A Origem (nas categorias em que não foi boicotado), David Fincher (já que deixaram Nolan de fora), e Jeff Bridges. O resto que se dane!

Veja a lista completa no IMBD: http://www.imdb.com/news/ni7166842/

E o anúncio das indicações na CNN:



Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário