sábado, 25 de dezembro de 2010

Passeando pelo jardim

Volto a comentar sobre minhas aventuras no mundo encantado da macro com lente invertida.

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar as santas almas que praticam essa técnica frequentemente, pois dá muito (muito!) trabalho, e requer paciência monástica, no mínimo. Embora o procedimento teoricamente seja simples, pelo menos o procedimento que eu tenho usado é:

- Equipamento: Canon Xti + Canon 17-55mm (lente do kit) + Canon 50mm f/1.8 + Flash Canon 580EX II
- Procedimento: Objetiva 17-55mm montada do lado normal (Foco Manual) > Selecionar o modo manual de exposição > Mínimo de abertura, f/22 (para maximizar a profundidade de campo) > Flash em TTL > Objetiva 50mm virada do lado contrário e posicionada na frente da 17-55mm (segurar com a mão mesmo).

Até aí é tudo muito prático, o difícil é colocar o assunto no foco... pois, o foco fica controlado pela distância entre a objetiva e o assunto. Ou seja, para colocar o assunto no foco é necessário se apróximar ou distanciar do objeto. E estou falando de uma situação em que a profundidade de campo é mais fina que uma joaninha! Haja paciência para acertar!

No exemplo abaixo - fresquinho, fiz hoje - a iluminação está com aquela cara saturada e melecada, por culpa do flash direto. Para futuras aventuras é melhor usar um difusor.

Obs: Fotografar em RAW, como de costume, e cortar a vinheta no editor de imagens.


Bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário