terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sony NEX-VG10: Será o futuro do vídeo semi-pró?

Recentemente a Sony lançou a NEX-VG10 em resposta à febre das DLSRs filmadoras. A NEX-VG10 é basicamente uma filmadora com sensor de DSLR, ou seja, a evolução natural deste nicho em direção a um sistema de captura que se aproxime da película. O conceito da NEX-VG10 seria oferecer os benefícios das DSLRs filmadoras (Canon 5D mk2, 7D, T2i e Nikon D90), sem as limitações intrínsecas dessas câmeras que, a priori, são fotográficas.
Considerando o universo das DLSRs, creio que a NEX-VG10 seria uma concorrente das Canon 7D e T2i, pois as três se utilizam do sensor com fator de corte aproximadamente 1,6x. Não sendo, portanto, alternativa para quem não abre mão da profundidade de campo uma fullframe.
De fato, a NEX-VG10 oferece grande vantagem em termos de ergonomia, inclusive com um visor articulado, e captura de som, contando com um belo mic acoplado e entrada para mic externo. Para usufruir destes mesmos recursos numa DSLR o consumidor necessita adquirir caros acessórios extras.
A NEX-VG10 inova também com seu sistema de lentes intercambiáveis semelhante aos das DSLRs. Entretanto, sua baioneta é própria para lentes da família NEX, ou seja, com a Sony infelizmente restringiu o uso de objetivas da família Sony Alpha com a necessidade de um adaptador adicional.
Falando em limitações, faltou incluir um follow foccus. Além disso, não encontrei informações para confirmar de a Sony conseguiu resolver o problema do efeito Alias, geralmente associado às DSLRs.
A NEX-VG10 chega ao mercado aproximadamente com o preço de uma Canon 7D. Por este motivo, creio que não despertará o interesse de consumidores que não se dispõem a pagar algo em torno do dobro de uma filmadora amadora comum, ou de uma DSLR de entrada, como a Canon T2i. Porém, parece muito tentadora para uso prosumer, já que oferece o sensor das DSLRs e alguns recursos não disponíveis nas mesmas.
O desenvolvimento da Sony NEX-VG10 aponta para um futuro em que entusiastas e amadores poderão usufruir de grandes sensores, exposição manual, lentes de grande qualidade, formatos de vídeo não compactados e preços camaradas. Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário