sábado, 16 de outubro de 2010

Besouro: Um filme chinês

O filme Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009) ilustra muito bem a mediocridade do cinema brasileiro.
Tirando a fotografia, que é bem interessante (sejamos justos é muito boa), todo resto é de ruim a péssimo. 
As atuações são ridículas, especialmente a do Besouro, que não serve nem para joaninha, na boa... Vale destacar a total falta de respeito em escalar um batalhão de atores e/ou dubladores cariocas para contar uma história que se passa no Recôncavo Baiano. Será que os produtores não sabiam que a Bahia também tem atores?
E o roteiro?! Já que não é nem drama, nem aventura, nem biografia, poderia ser um bom filme de ação. Mas ao invés disso temos uma história superficial, lenta e arrastada, que se apóia quase que unicamente em coreografias meia-boca e acaba de supetão, sem concluir porra nenhuma.  E se a intenção era usar a luta dos negros como pano de fundo, devo dizer que o roteiro falhou miseravelmente. A abordagem é superficial e extremamente maniqueísta.  Os personagens e seus dramas pessoais são tão mal compostos, que é impossível que o expectador se identifique ou sinta alguma compaixão. Ou seja, não dá para torcer pelo Besouro. Sinto muito.
A edição é uma piada de mau gosto.  Qualquer expectador mais ou menos atento pode perceber a descarada encheção de lingüiça, com planos seqüência desnecessariamente longos (quando não em câmera lenta), devaneio e lembranças. Parece-me que coube ao editor a missão de esticar a lenga-lenga até dar os 94 minutos.
Mas ruim mesmo é o áudio... O que esperar de um filme em que há uma falha de sincronização do áudio na cena inicial? E para completar a falta de verdade cênica, o filme é inteirinho dublado, inteirinho!
Poderia ter sido “O tigre e o dragão” brasileiro, mas mais parece um filme chinês das antigas: filme de luta com gente voando, roteiro vagabundo e dublagem mal sincronizada.
Com aquele monte de patrocínio fazer um filme ruim desse? Tenha santa paciência!
Mas a fotografia é boa mesmo, juro!

http://www.youtube.com/watch?v=W2QgxB5xw-k

Nenhum comentário:

Postar um comentário