quarta-feira, 15 de abril de 2015

Para estudar - "Traffic"

Amando, ou odiando, o nem-um-pouco-unânime Steven Soderbergh, precisamos admitir: ele é criativo.

Comumente diretores assinam suas próprias cinematográficas no início de carreira, mas Steven Soderbergh continuou a fazê-lo mesmo após atingir a maioridade profissional, como ocorre com o filme em questão.

Traffic é um ótimo exemplo do uso criativo do uso do balanço do branco. Em resumo, há dois núcleos ligados pelo tráfico de drogas: de um lado, um drama governamental e familiar americano colorido com azul-frio; e do outro a ambientação da rota do narcotráfico mexicano (e suas vítimas locais), colorido em amarelo supersaturado, como uma metáfora para ‘aridez’.

Não é um exatamente um filme revolucionário no uso de tal técnica, mas merece credito, até mesmo por ter sido rodado em um momento em que ainda não era tão popular a correção digital de cores.



Abraços e boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário