domingo, 22 de março de 2015

Street Photography - Dicas de segurança para não ter seu equipamento roubado

Não é aqui que vou ficar definindo Street Photography. Mas devo ressaltar o seguinte: eu acredito piamente que fotografar bem depende de treinamento, pois fotografar é um procedimento. Inspiração contribui muito pouco. Sair para fotografar a esmo PODE render boas fotografias, o que faz as chances aumentarem consideravelmente é estar preparado para aproveitar as oportunidades.



Segurança merece mais que um post, mas sim um curso inteiro. Por hora vou me restringir ao extremamente básico:


1) Não se meta a fotografar em locais sabidamente perigosos... O motivo é obvio: chances de ser assaltado são maiores em locais perigosos.


2) Toda câmera vem com correia por um motivo. Se não gosta da que veio com sua câmera, compre outra de seu gosto, mas use a correia! Ela proteje sua câmera de cair no chão e de ser puxada por algum ladrão.


3) Nunca coloque a mochila no chão! Abra, pegue o que tem que pegar, feche e ponha nas costas. Deixar no chão é facilitar o trabalho que quem está louco para pegar seu equipamento e sair correndo. Além disso, vc está tão concentrado fotografando e vai acabar esquecendo dela ali jogada no chão... Lembre-se do ditado: "a oportunidade faz o ladrão". Essa dica vale também para eventos.


4) Não pare no meio do caminho e/ou em campo aberto, pois isso o/a torna vunerável ao ataque. Sempre que possível, proteja as costas contra uma parede, poste, um companheiro etc.


5) Atitude! Não tente esconder a câmera, pq isso é impossível. Admita, é só sacar uma DSLR na rua e todos os olhos se viram para o fotógrafo - não adianta disfarçar.  Porém, é muito importante demonstrar uma atitude acertiva: "Sei o que estou fazendo, sei que estão me olhando, estou ciente do que me cerca, minha mochila está adequadamente fechada e nas minhas costas, e eu não estou desprotegido em campo aberto."


Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu esses erros quando era iniciante! Mas agora que vc já está informado não há mais desculpas para não botar essas dicas de segurança em prática.

Abraços e boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário