segunda-feira, 30 de março de 2015

Filtro UV para proteção - Vale a pena?

Para quem gosta de polêmica esse assunto não pode sair da pauta.

Há quem seja ferrenhamente contra o uso indiscriminado do filtro UV. Eu faço parte do outro time. Acho indispensável o uso do filtro UV. Na verdade algumas de minhas lentes nunca foram usadas sem filtro.
Meu argumento se resume à relação "custo-benefício".
Há perda de qualidade óptica (pequena ou considerável)? Sim. Mas, ainda assim, a proteção compensa.

E mais: Eu desafio qualquer um a demostrar perda significante de óptica qualidade usando um filtro que seja de razoável qualidade. Tenha em mente que na avassaladora maioria das vezes, suas fotos serão vistas pelo público em monitores não-calibrados, tablets, e telefones celulares. Lá se vai seu preciosismo.

Obviamente o filtro UV não protege de grandes acidentes, como a queda de uma lente. Mas, evitar esses acidentes dessa magnitude, em condições normais, é responsabilidade do fotógrafo.

O que o filtro UV vai evitar são os resultados de pequenos acidentes, que podem acabar sendo tão fatais quanto os grandes. Exemplos: Riscos, pequenas batidas (que resultariam em trincas), etc.

Muitos ótimos fotógrafos profissionais defendem o uso do parassol ao invés do filtro. Eu recomendo usar os 2 juntos.

Recentemente fui a um evento fotografar com a lente de um amigo que não usa filtros UV, nem parassol. Infelizmente em meio aos empurrões da multidão bati a lente contra numa porta. Fui uma batida bem leve, mas com força suficiente para danificar a própria rosca onde se afixam os filtros (a ironia...). Ou seja, se tivesse um filtro ocupando o seu lugar e dando suporte adicional, nada teria ocorrido com a lente. Mas agora é tarde e só resta chorar sobre o leite derramado...


Abraços e boas fotos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário