domingo, 3 de abril de 2011

Valorize seu tempo e seu rico dinheirinho II – Cursos de fotografia básica

“Por conta do advento da captura digital a fotografia é o hobby que mais cresce no mundo.”

Praticamente unânime entre aqueles que pretendem se iniciar nesse hobby é a idéia de que é indispensável fazer algum tipo de curso de iniciação em técnicas básicas, O QUE É UMA GRANDE BESTEIRA!!! Existe uma infinidade de cursos e tutoriais on-line absolutamente GRATIS, que ensinam tudo que se precisa saber sobre técnicas básicas. Ou seja, se você está iniciando em fotografia recomendamos aprender o básico de graça na internet e economizar algumas centenas de reais que podem ser muito melhor aplicados na compra de seus primeiros equipamentos.

Vamos até lhe poupar o tempo de googlear as técnicas básicas, sugerindo-lhe por onde começar:

1) Curso de fotografia Tripode – totalmente for free no youtube (em espanhol, mas muito fácil de entender):
http://www.youtube.com/watch?v=2Hm3l8XHCMI
Em tempo, infelizmente estão retirando alguns módulos do youtube...

2) Karl Taylor's FREE DSLR Photography Course – (em inglês)
http://www.karltaylorphotography.com/free-photography-course.htm
Karl Taylor’s é, em nossa opinião, um equivalente ao Tripode, porém em inglês. O que ambos em comum é a ordem extremamente organizada e eficiente em que os tópicos são apresentados.

3) Adorama Learning Center (em inglês)
http://www.adorama.com/alc/
Esse é mais estilo biblioteca, ou seja, é ainda mais rico que os dois acima, em termos de conteúdo, mas não está organizado de forma programática.

Recomendamos as fontes acima, pois as conhecemos bem e as utilizamos com freqüência. Há muitas outras fontes de igual qualidade, e inclusive em português, basta procurar na internet. Asseguramos que, com 1 hora de dedicação diária é possível aprender as técnicas básicas de fotografia em 2 semanas – juramos de pés juntos!

Por outro lado, reconhecemos que algumas pessoas, terão maior (e real) necessidade de um curso presencial. Neste caso, é necessário tomar muitíssimo cuidado, pois infelizmente a maioria dos cursos básicos é pura picaretagem. Alguns chegam a ter a cara-de-pau de durar 6 meses e até um ano (... e seu suado dinheirinho indo embora mês a mês)! Obviamente para durar tudo isso é necessário encher muita lingüiça. Um exemplo clássico de picaretagem é começar o curso pelas pré-históricas técnicas de câmera “Pinhole” – isso equivale a alfabetizar uma criança começando pela escrita com carvão em placas de pedra.

Portanto, ao escolher um curso presencial, certifique-se de que o mesmo tenha duração máxima de 15 horas aula e cubra, no mínimo, EXPOSIÇÃO MANUAL, ou seja, Abertura do diafragma, Velocidade do obturador, Sensibilidade ISO e leitura do Fotômetro interno – esse é o básico do básico em fotografia, lembre-se disso!

Voltamos em alguns dias.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário