quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diário de Bordo: Fotografando Skate

“Tão importante quanto relatar investidas de sucesso é reconhecer nosso fracasso. “ – Carlinhos relata sua experiência fotografando skate.

Buenos, no último domingo fui a um parque da cidade fotografar um torneio aberto de skate amador. Fui sem compromisso. Venho fotografando jogos de beisebol por aproximadamente 2 anos, e agora depois dessa experiência com skate, tirei algumas conclusões sobre fotografia esportiva, que seguem abaixo, junto com outros conceitos já consagrados:

1) Fotografia de esporte depende quase que exclusivamente de se ter o equipamento correto e conhecer a modalidade, pois a técnica é muito simples.
2) O equipamento básico seria Tele + Flash. Se necessário, somar um monopé.
3) A técnica basicamente consiste em alta velocidade de obturador para congelar, ou velocidades menores para sugerir movimento. Soma-se a isso o uso de grandes aberturas para isolar o assunto e foco constante (Al Servo para os Canons).
4) Ai vem a parte difícil... “conhecer a modalidade”. Sem isso não se sabe onde se posicionar, e não se consegue antever as oportunidades de boas fotos. Ou seja, sem conhecer a modalidade as chances de se fazer uma boa foto são remotas.

E lá chego eu todo gaiato na beira da pista. Não sabia onde me colocar, o que iria acontecer, e nem quando. Isso fora o “fardamento” inadequado... A bermuda caqui e o cabelo penteado indicavam quanto eu era um estranho no ninho. Havia outros fotógrafos (wanna be), até tentei imitar seus posicionamentos, mas foi em vão.

Então, por último concluo que certa afinidade com a modalidade também é importante. E naquele contexto com o qual eu nada me identificava, fiz meia foto só para não voltar de mãos abanando, juntei a tralha e caí fora.



Boas fotos para vocês!
Aquele abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário