sábado, 12 de março de 2011

Profundidade de campo II – Aspectos práticos



No primeiro artigo desta série definimos Profundidade de Campo e vimos quais fatores a afetam. O gerenciamento destes fatores é geralmente intuitivo. Vejamos:

• Abertura: “Para menos foco abra, para mais feche”.
• Distância focal (Lente objetiva): “Quanto mais tele, menos foco; quanto mais grande-angular, mais foco”.
• Área do sensor: A profundidade de campo cresce na seguinte ordem – Compactas> APS-C&> APS-H> Full Frame> Médios formatos> Grandes Formatos. Se você gosta de fundo desfocado, desista das compactas.
• Dimensão da imagem final: Se o destino final da foto for o meio digital (leia internet), não se preocupe com este fator. Nesta escala é possível até fazer pequenos ajustes na edição.

E o mais importante:
• Distância ao foco crítico: Note que este á o fator que isoladamente tem mais influência (“ao dobrar a distância em relação ao assunto em foco a profundidade aumenta 4 vezes”). Portanto, se quiser menos em foco, chegue mais perto; se quiser mais, afaste-se. Em outras palavras, lembre-se: “Quanto mais longe do assunto, mais difícil é desfocar o fundo”.

Na prática, para conseguir aplicar o foco seletivo, ou seja, colocar apenas o assunto em foco aparente tente aliar a seguinte configuração: Utilize objetivas a partir de 50mm (para full frame, ou 30mm para APS-C), abra o diafragma e chegue o mais perto possível.

Profundidade de campo é um tópico interessantíssimo e extenso. Mas, por hora ficaremos apenas com estes conceitos básicos. No futuro se possível voltaremos para debater outros aspectos, como Hiperfocal, Macro, Difração etc.

Enquanto isso, quem deseja saber mais sobre profundidade de campo, principalmente sobre a teoria envolvida, eu recomendo visitar a Wikipédia, que apresenta profundo detalhamento – até mais detalhado que o capítulo deste tópico no livro do Ansel Adams.

http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field

Para finalizar esta série, no próximo artigo apresentaremos duas simulações para demonstrar que é, sim, possível fazer belos retratos, com fundo desfocado, mesmo usando a tão achincalhada “lente do Kit”.

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário