segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Religião e Workflow não se discute!

Workflow é "apenas" o fluxo do trabalho. Entretanto, atente para duas consequências diretas da fotografia digital: Grande aumento do número de cliques (estamos usando as câmeras como metralhadoras), e aumento também das possibilidades de edição e finalização. Com isso, se o cara não tiver um planejamento e organização de trabalho, ele se perde. Portanto, na minha humilde opinião workflow na fotografia digial é mais que um detalhe, é um dos pilares do sucesso.
Minha dica seria, para cada objetivo, ou tipo de trabalho, antes de qualquer coisa, defina mais ou menos o workflow que será usado. Tenha a certeza de que com isso você ganhará, no mínimo, tempo.

Hoje eu tenho basicamente 2 workflows:
1 - "Imagem clicada = Imagem finalizada": Por exemplo, para fotos de esporte, que tem um lance mais jornalístico, ou seja, onde o que vale mais é o registro, faço tudo para obter o produto final já de uma vez. Neste caso, uso jpeg e configuro tudo na própria câmera. É uma estratégia arriscada e que demanda bons conhecimentos do seu equipamento e de fotometria, já que a margem para corrigir a exposição é mínima. Adotei este workflow, pois cada vez que fotografo um evento esportivo faço em média 300 fotos. Sendo amador, sem chance de cortar, corrigir o branco, as corres etc, desse monte de foto.

2 - Para trabalhos mais artísticos e/ou com menor quantidade de fotos (grosso modo, quando o acabamento faz diferença), não abro mão de clicar em RAW. Depois edito, corrijo e corto, tudo no Adobe ACR e salvo em jpeg. A imagem abaixo foi feita usando esse workflow.



Canon Xti
Canon 24-70mm (em 50mm), f/2.8, 1/2500s, ISO100

Organizo meus arquivos no Picasa. Além de ser muito simples e de graça, do Picasa consigo postar minhas fotos no Blog e/ou enviá-las para minha galeria por meio do comando de sincronização.

Abraços

7 comentários:

  1. Nunca usei o ACR. Acabo usando só o Lightroom. Na sua opinião tem muita diferença? Quais as vantagens de um e outro?
    p.s. Bonita a foto da rosa!

    ResponderExcluir
  2. Adotei o ACR pois acho ele um pouco mais prático de usar. Mas isso vale para tratamento de fotos isoladas. Para trabalhar em lote o lightroom é melhor.
    As principais funções do ACR estão presentes no Lightroom. Então, acaba sendo uma questão de gosto.
    Valei pelo comment. Boas fotos.

    ResponderExcluir
  3. Bão, Carlinhos!

    Considerando seu segundo workflow, qual o percentual médio de fotos que você tem que tratar com o ACR?

    Obrigado,
    Marconi

    ResponderExcluir
  4. Salve Marconi!
    Isso depende muito o trabalho. Fotografando em RAW eu superexponho propositalmente. Conseqüentemente tenho que acertar 100% das fotos no ACR. Mas não considero que o tratamento com o ACR seja “correção”.
    Obrigado pelo comentário
    Abraços e boas fotos

    ResponderExcluir
  5. Bão Carlinhos?

    Obrigado pela resposta! Estou começando a fotografar agora, apenas como hobby, e tenho medo de estar exagerando no número de fotos tratadas. Tenho usado uma máquina compacta (Fuji A220) e o GIMP (esse eu não largo mais ;-) na brincadeira, acho que pra começar está bom, né? Alguns clicks: http://br.olhares.com/pireslm

    Obrigado,
    Marconi

    ResponderExcluir
  6. Salve Marconi!
    Não há motivo para ter medo de tratar suas fotos. O que se faz com o GIMP, ACR, Lightroom etc, equivale ao trabalho que os laboratoristas faziam com o filme.
    Adorei sua foto "Velho barco sozinho". Ficou show (5*)!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Valeu a dica também estou começando agora nesse mundo fascinante da fotografia.

    ResponderExcluir